Yoast para Joomla - Artigos Otimizados para SEO no Joomla

Eu sempre recebo perguntas de usuários do Joomla sobre algum plugin que permite otimizar artigos, dentro do Joomla, dando dicas de otimização e analisando o Page Score (by Yoast), então eu resolvi escrever um artigo sobre o Componente / Plugin chamado Route 66. Uma ferramenta de SEO que você pode usar diretamente no seu editor do Joomla. Ele detecta os parâmetros de SEO para seus artigos, em tempo real!

Yoast para Joomla - Artigos Otimizados para SEO no Joomla

O Route 66 é um componente e um plugin que trabalha integrado com o gerenciador de artigos do joomla na versão gratuita e na versão paga, ainda oferece suporte para os componentes: K2, Virtuemart e HikaShop.

Artigos Otimizados para SEO

Se você tiver problemas para escrever artigos com os padrões de SEO, isso pode ser uma ótima solução para o seu site. O plugin adiciona uma aba na página do editor em seus artigos, que lhe dá dicas de otimização. Além disso, você recebe uma pontuação geral variando de 1 a 100. Isso leva algumas das características do famoso plugin Yoast SEO (Wordpress apenas) para o Joomla. Esta é uma característica que muitos procuraram, então vamos tentar.

Instalação do Route 66 (Yoast SEO) no Joomla

Antes de tudo, você precisa fazer o download e instalar o componente/plugin do Route 66 em seu Joomla. É possível também encontrá-lo no repositório oficial do Joomla. A instalação é bem simples, como qualquer outro componente que utilizamos no Joomla. A versão paga, neste momento, tem o valor de € 29.90 por ano. Aqui, estou utilizando e testando a versão Free mesmo.

Dicas de SEO no seu editor do Joomla by Yoast :)

De agora em diante, você verá a pontuação SEO e dicas em seus artigos do Joomla. Antes que ele possa começar a calcular suas pontuações, você precisa preencher a palavra-chave para a qual você deseja que esses artigos sejam otimizados. Neste exemplo, vamos simplesmente usar o termo "SEO" como palavra-chave para a qual queremos que este blog seja otimizado:

Artigos SEO - Yoast SEO no Joomla

Agora, imediatamente, a pontuação de SEO do artigo será calculada. Se ainda não tiver texto, esta será uma pontuação zero, mas uma vez que você adicione algum texto ou comece com um artigo existente, sua pontuação será mostrada, o que pode ser algo assim:

Pontuação SEO do Artigos - Yoast SEO no Joomla

Como é Calculado esta Pontuação de SEO

Para entender completamente como o resultado é calculado, vamos discutir em breve os vários itens:

Título da página: Este é assumido como sendo o conteúdo do campo de título do artigo, e geralmente ele é realmente usado como o título da página no código-fonte HTML (além do nome do seu site, se configurado). No entanto, se um artigo estiver diretamente vinculado a um item de menu, o título da página é retirado do título do item do menu. Isso não é levado em consideração, cuidado com isso. Também será analisado o tamanho, quantidade de caracteres, para que o título aparece completamente na página de busca do Google.

Meta Descrição da Página: Esta é a Meta descrição retirada diretamente do campo correspondente na guia Publicação do artigo. O Limite de caracteres também é analisado e se possui a palavra chave escolhida.

Cabeçalhos: Os títulos H1 a H6. Isso funciona muito bem no SEO. Lembrando que o H1 deve sempre que possível ser o título do seu artigo.

Conteúdo Principal: Este é um conjunto de verificações básicas sobre contagem mínima de palavras, densidade de palavras-chave, presença de imagens e uso correto de alt-tags, links e outros.

Frase-chave no slug: Verifica se a palavra chave está na URL, isso é um fator importante no SEO.

Cada um destes itens são analisados e assim gerado uma pontuação.

O melhor é ter em mente que muitas dessas verificações são feitas com base nas configurações presentes no artigo atual. Não leva em consideração as configurações em um nível superior, como o título da página para um item de menu ou metadados armazenados fora do artigo (como feito com extensões como SH404SEF). Não que este seja um problema real, mas pode impedir que você obtenha resultados de 100%.

Conclusão

Esta parece ser uma ferramenta muito boa para quem deseja ter um Blog, Escritores e Jornalistas que precisam de orientação no seu trabalho para fins de SEO. No entanto, não use ceticamente esta ferramenta para atingir 100% de pontuação, você ainda precisa saber o que está fazendo: Obter resultados 100% sempre podem ser alcançados, mesmo com o texto escrito de forma errada, sem conteúdo, apenas o enriquecido com algumas palavras-chave.

Em meus rápidos testes, verifiquei alguns pequenos erros de análise, como apontar não haver imagens no artigo (isso ocorre porque ele verifica o texto apenas e não se há imagem de destaque) e a falsa informação de não haver a palavra-chave no começo do artigo, pois mesmo havendo, informa não ter. Isso pode ser um simples erro, que pode ser corridos nas versões futuras.

Use sempre seu próprio senso e lembre-se de que, por mais legal que seja, é apenas uma ferramenta. Ainda assim, acho que essa ferramenta poderá realmente ajudar muito, tanto pessoas que sabem sobre SEO quanto iniciantes.

Vale ainda ressaltar que o componente oferece outros recursos bem interessantes, como a criação de sitemaps, envio de artigos para o facebook, mas estes são recursos extras e o foco aqui era testar o SEO no Artigos, Yoast SEO no Joomla.

ENTRE EM CONTATO

Vamos trabalhar juntos?

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.