SEO - Otimização de Sites

SEO significa Search Engine Optmization, traduzindo para o português é Otimização de Sites ou Otimização para Buscas.

SEO é um conjunto de ações técnicas aplicadas na criação de sites com o principal objetivo de torná-lo mais amigável e acessível aos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, resultando em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos.

SEO - Apareça no Topo do Google - Otimização de Sites

Quem deseja ter um site otimizado, apto aos mecanismos de busca, é necessário seguir algumas regras e diretrizes para que os robôs de indexação do Google e Bing consigam fazer a leitura das informações de forma clara e sem erros.

Trabalhando com palavras-chave no texto e locais estratégicos, os mecanismos de busca relacionam o seu produto ou serviço descrito na página de seu site com a busca realizada pelo usuário, exibindo assim os sites com o conteúdo por ordem de relevância e importância. Este é um dos pontos trabalhados na Otimização de Sites - SEO para quem deseja um bom posicionamento no Google sem a necessidade de investir em anúncios pagos.

O SEO têm provado que é um dos mecanismos de marketing mais eficientes quando falamos em custo-benefício, uma página que passou por um bom trabalho de Otimização de Sites, a longo prazo permanecerá conquistando novos visitantes e clientes, sem a necessidade de altos investimentos contínuos, ao contrário de um E-mail Marketing por exemplo, que traz grande resultado instantâneo, mas se perde em poucos dias sendo necessário um novo envio, o que acarreta em novos custos, ou o Link Patrocinado (anúncios), que ao parar o investimento financeiro, as vendas também param.

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Razões para investir em SEO - Otimização de Sites (Busca Orgânica)

Quando falamos em investimento, independente de ser uma empresa ou profissional liberal, a pergunta realiza é: “O que eu ganho com isso?”. Então, abaixo estão alguns benefícios que o SEO - Otimização de Sites proporciona à sua empresa e ao seu negócio.

1 Tráfego qualificado

Com o SEO, seu site terá um aumento em relação ao número de visitantes e o mais importante, de pessoas realmente interessados em seus produtos ou serviços. Como existe uma relação direta entre o conteúdo de seu site com a busca realizada pelo usuário do Google e Bing, você atingirá o público-alvo.

2 Aumento nas vendas

Atingindo seu público-alvo através da estratégia de ganho de visitantes através do trabalho de SEO, os número de usuários que visualizam seus produtos ou serviços será maior, possibilitando no aumento das vendas de forma escalonar, quanto melhor posiciono você estiver nas buscas, mais visitantes e mais vendas.

3 Retorno sobre o Investimento

O uso de ferramentas de análise do tráfego e monitoramento de vendas, lhe indica perfeitamente qual o seu ROI (Retorno Sobre Investimento) e se uma determinada palavra-chave de uma página do seu website está lhe dando maior retorno. Com o SEO é possível melhorar o posicionamento, melhorando o ROI.

Entre os pontos acima colocados, o que que mais destaca no SEO - Otimização de Sites entre os planos de investimento é o ROI. Diferentemente de outras mídias antigas e até algumas da internet, o SEO é totalmente mensurável, uma vez que pode-se analisar quais palavras-chave convertem mais, qual link resulta em mais visitas, qual buscador provém os usuários que mais convertem. Este tipo de dado é muito importante quando se deseja criar uma estratégia de marketing de sucesso.

Outro pilar de sustentação para o investimento em Otimização de Sites é que as empresas brasileiras descobriram (ou estão descobrindo) os Links Patrocinados como um excelente meio de divulgação de seus serviços, mas o que elas não sabem é que os resultados orgânicos possuem um maior número de cliques. Conforme um estudos já realizados, os resultados orgânicos possuem uma taxa de cliques bem maior que os resultados dos Anúncios.

VANTAGENS DO SEO - OTIMIZAÇÃO DE SITE

Otimização de Sites é um trabalho de "longo prazo", o que não quer dizer que seja demorado afim de obter resultados, mas é que para a internet, onde tudo acontece em poucos dias ou até horas, tudo é instantânea, o SEO demanda dias ou até meses até que você possa ver os resultados, mas isso possui ótimas vantagens, que descrevo mais abaixo.

Ao pegarmos uma página para fazer o trabalho de Otimização, precisamos definir as palavras-chaves que desejamos obter o melhor posicionamento no Google. Com isso bem definido, iniciamos os trabalhos de SEO.

SEO ON-PAGE

É a Otimização da página. Textos, imagens, descrição, tags e metatags, precisam ser otimizamos indicar ao Google a relevância do conteúdo.

Quando você cria um título com a palavra-chave principal, acrescenta uma descrição nas imagens do texto, escolhe uma URL apropriada, utiliza os subtítulos que ajudarão a dar força a palavra-chave principal, insere links para outros conteúdos do seu site ou sites de boa importância ao Google, isso tudo, mostra ao Google e ao Bing o assunto que esta página trata. Dependendo da concorrência, mais trabalho e cuidados são necessários com esta otimização.

Também é nesta parte do SEO que verificamos e ajustamos dezenas de outros itens, como a velocidade de abertura das páginas, usabilidade mobile, sitemaps, erros 404, links quebrados e muitas outros.

SEO OFF-PAGE

Com o SEO On-Page todo correto, começamos estão outra parte da Otimização do Site, a divulgação desta página, as estratégias de SEO desenvolvidas fora do site. Como por exemplo a geração de Backlinks para seu site, com o objetivo de alcançar as posições de destaque nos grandes buscadores, como o Google, Bing e outros. Os backlinks também fazer parte do trabalho de otimização.

No SEO Off-Page, realizamos uma série de estratégias com finalidade de criação de links de qualidade que apontam para o seu site, este trabalho chamamos de Link Building, onde buscamos aumentar a relevância do site através da popularidade online gerada pela criação de backlinks.

O SEO Off-Page é certamente uma das etapas mais críticas no trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca, pois o Google busca cada vez mais sinais de relevância de outros sites e redes sociais, para realizar a classificação e posicionamento feita pelo algoritmo.

Com o objetivo de você compreender facilmente, segue um exemplo:

Quando você pede a informação de um bom Web Designer à um grupo de 20 pessoas que você conhece e 10 deles te indica o mesmo Designer, então você tende a acreditar que este mais indicado é o melhor. Certo?

Isso funcionou até alguns anos atrás, onde quanto mais backlinks, ou seja, indicações, melhor era o site.

Mas as coisas evoluíram no Google e agora o que importa é a Qualidade e não apenas a Quantidade de Backlinks. Então voltando ao exemplo acima:

Quando você pede a informação de um bom Web Designer à um grupo de 20 pessoas que você conhece e 10 deles te indica o mesmo Designer, mas outros 05 são donos de grandes empresas, te indicam outro Designer e te diz que conhece os trabalho dele, você dá maior relevância aos 5 empresários ou as 10 outras pessoas?

O Google tende a preferir os 5 empresários, que no nosso caso são backlinks de websites confiáveis, que tratam do mesmo assunto que seu site trata. De nada mais adianta um site que fala sobre "Pudim" indicar um site de "Como Investir na Bolsa de Valores de Tóquio".

E a criação de bons Backlinks é apenas um dos trabalhos de SEO Off-Page!

Como você já pode ter notado, o trabalho de SEO é longo e se analisar que temos que esperar a resposta do Google por cada ação realizada, isso tende a levar alguns dias, o que para muitos pode parecer a primeira vista como uma desvantagem. Se você analisar apenas o tempo, sim é uma desvantagem, mas após um trabalho bem feito, o posicionamento do website dificilmente cairá, na verdade, a cada página otimizada para as buscas, faz as outras páginas do site também ganhem mais posições, então, a longo prazo você está construindo seu site em bases sólidas e durará por muito tempo.

Quem necessita de resultados imediatos, a melhor opção são os Anúncios no Google (Links Patrocinados), onde você paga ao Google para mostrar a sua empresa ou serviço. Mas tenha em mente que, ao parar de pagar sua empresa para de vender, imediatamente.

Aqui então chegamos a melhor solução possível, que é alinhar as duas estratégias de Marketing, o SEO - Otimização de Sites em conjunto as Links Patrocinados. Ao investir nos dois, ao mesmo tempo, você estará criando a base sólida e fazendo vendas imediatamente.

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