O que é OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO?

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido no Brasil simplesmente como Otimização de Sites, são técnicas aplicadas em um site com o objetivo que ele apareça no topo dos mecanismos de busca, como o Google. Quando um usuário realiza alguma busca, o Google determina qual a ordem de exibição dos sites conforme centenas de "regras" que eles determinaram.

O que é OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO?

O processo de interpretar, compreender as regras determinas pelo Google e aplicar ações em um site para que ele se posicione acima de outro site concorrente é o que chamamos de SEO ou Otimização de Sites.

Logicamente que o Google não informa todas estas "regras" (o que também é chamado de algoritmo) para que um site se posicione melhor que o outro, e com a finalidade de "melhorar", o Google também realiza várias atualizações em seu algoritmo por ano, então, a otimização que funcionava para posicionar um site há 3 anos, hoje pode até ser prejudicial, fazendo o site sumir do Google. Então, realizar todo o trabalho de Otimização de Sites, ganhar posicionamento no Google e se manter nas melhores posições é um trabalho contínuo e que algumas vezes pode demorar alguns meses para os resultados desejados aparecerem.

Com o passar do tempo, normalmente pela experiência de testar, ver o que deu certo e errado, conseguimos então entender algumas destas regras e as separamos em 03 grandes pilares:

  1. SEO ON-PAGE
  2. CONTEÚDO
  3. SEO OFF-PAGE

Estes três pilares de Otimização são compostos por vários aspectos e itens que precisam ser trabalhados e o conjunto é o que leva um site a poder conquistar as primeiras posições na busca do Google. Nem sempre é possível conseguir todos eles, mas é importante trabalhar a fim de estar o mais próximo aos recomendados pelas "regrinhas" do Google.

Nos próximos artigos vamos falar sobre cada um destes Pilares de SEO, mas bem resumidamente seu site precisa ter:

  • Conteúdo Único e Relevante
    A regra é simples, copiou não aparece! O Google tem verdadeira repudia por plágio, então, todos os textos de seu site precisam ser únicos e precisam ser relevantes para o usuário e para o Google. Não adianta mais escrever sobre as mesmas coisas que os concorrentes, você precisa escrever melhor e trazer informações novas. O Google apenas irá escolher seus textos se ele contiver mais informações do que outro sobre o mesmo tema já escrito e posicionado. O Google também ama novidades, então, a dica é estar sempre atualizando os artigos escritos. Esta é uma ótima forma de Otimização do seu site.
  • Ser Mobile-Friendly
    Nesta época em que 90% dos acessos a internet ocorrem pelo celular, um site que não funciona bem nestes dispositivos será rebaixado pelo Google, então, não ache que fazer um site que funcione no celular, não se trata de Otimização de site. 
  • Boa Velocidade de Carregamento
    Com o grande número de acessos pelo celular e a internet 3G e 4G ruins, apareceram alguns problemas, os sites não eram criados com a intenção de serem rápidos e sim, cativar visualmente o visitante. Já fazem alguns anos que o Google vem aumentando no algoritmo a importância de que os sites sejam rápidos e agora é um dos fatores que temos que levar em conta. Você mesmo pode testar seu site quanto a velocidade e o Mobile-Friendly através da ferramenta disponível pelo Google chamada PageSpeed Insights. Parece coisa pequena, mas falar de Otimização de site, também é falar de velocidade.
  • Backlinks de Qualidade
    Outro grande fator de posicionamento é o quanto seu site é popular. Até alguns anos atrás a quantidade de Backlinks* era o mais importante, então as pessoas criavam links em qualquer local, de qualquer forma, assim um site que vendia sapatos tinha links em sites que falavam sobre como fazer bolos. O Google no intuito de combater estes SPAM de Backlinks, mudou o algoritmo e o que vale agora é a qualidade dos Backlinks. Por tanto, até mesmo saber a qualidade de quem lhe indica na internet, é um fator muito relevante de Otimização de seu site.

*Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu site. É uma ligação recebida de uma fonte para você. O Google interpreta isso como uma recomendação.

Porque investir em SEO - Otimização de Sites?

O SEO tem provado que é um dos mecanismos de marketing mais eficientes quando se fala em Custo-Benefício.

Quando se fala em investimento, seja para empresas ou profissionais autônomos, a primeira coisa que se pergunta é: “O que eu ganho com isto?”. No ramo de SEO, Otimização de Sites e Criação de Sites não é diferente, podendo listar alguns ganhos bem evidentes:

  • Ganho de visitas
    Com o trabalho de SEO na Otimização do site, um maior número de palavras-chave são trabalhadas e o posicionamento das mesmas tende a melhorar nos mecanismos de busca. Isto faz com que o seu site seja mais acessado através dos usuários dos mecanismos de busca;
  • Aumento de vendas
    Uma vez que se tenha a estratégia de aumento na quantidade de visitantes e, esta estratégia de Otimização de site funcione, os números de usuários que visualizam seus produtos e/ou serviços é maior, possibilitando um maior número de vendas.
  • Marketing de Branding
    As pessoas precisam lembrar de você quando forem tomar sua decisão de compra. Sua Marca, Logo, as cores do Site, precisam estar vívidas na mente do consumidor. Como a Otimização de Sites fará seu site aparecer no topo das pesquisas, as possiblidades do mesmo consumidor lhe ver mais vezes é bem maior.
  • Análise do Retorno sobre o Investimento (R.O.I)
    O uso de ferramentas de análise do tráfego e monitoramento de vendas pode lhe indicar perfeitamente qual o ROI e se a estratégia de Otimização do seu site deve ser focada em algumas palavras-chave. O que fazemos é pesquisar o que seus consumidores estão buscando e assim entregar a eles exatamente o que desejam.

Entre os pontos colocados, o que mais destaca o SEO entre os planos de investimento é o ROI.

Diferentemente de outras mídias antigas, o SEO é totalmente mensurável, certamente pode-se analisar quais palavras-chave convertem mais, qual link resulta em mais visitas, de qual canal de divulgação provém os usuários que mais convertem. Estes tipos de dados são muito importantes quando se deseja criar uma estratégia de Otimização de sucesso.

Outro pilar de sustentação com o objetivo do investimento em SEO é que as empresas brasileiras descobriram (ou estão descobrindo) os Links Patrocinados (anúncios no Google) como um excelente meio de divulgação rápida de seus serviços ou produtos, mas o que elas não sabem é que os resultados orgânicos conquistados pelo SEO possuem um maior número de cliques. Os resultados orgânicos possuem uma taxa de cliques bem maior que os resultados de Links Patrocinados, exatamente porque mostram ao usuário o que eles estão buscando.

Em 90% das buscas, as pessoas estão buscando informação e não a compra. O que seu site precisa então fazer é oferecer esta informação e depois, com o usuário feliz por ter sanado todas as dúvidas, aí sim, fazer a sua oferta.

Por exemplo, é bem provável que você tenha chegado até este artigo ao fazer a busca no Google por perguntas, como:

  • O que é search engine optimization?
  • O que é SEO?
  • O que é Otimização de Site?
  • Para que serve SEO?
  • Como Otimizar Site?
  • Como aparecer no Google?

ou qualquer pergunta semelhante ...

Provavelmente, neste momento você já saiba que está em um site de um profissional que realiza serviços de SEO, Otimização de Sites e Gerenciamento de Anúncios no Google, ferramentas atuais para fazer com que seu site possa aparecer no topo do Google, mas antes de eu lhe oferecer meus serviços profissionais, meu objetivo foi sanar as suas dúvidas sobre este assunto, lhe entregar dicas para iniciar suas ações de marketing e SEO, até chegarmos neste ponto, que estamos agora.

Analise então, se a primeira informação que você recebesse fosse algo como:

"SOU PROFISSIONAL DE SEO, ME CONTRATE PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA"

Existe uma grande possibilidade de você ter saído imediatamente da página, pois eu seria apenas mais um querendo lhe vender algo, certo?

Este tipo de venda, de forma tão intensa, funciona para muitas pessoas ainda, mas a cada ano, vem se reduzindo. As pessoas pesquisam mais, conversam com outras pessoas, querem opiniões, querem referências, saber mais sobre quem está ofertando. As vendas então acontecem com mais critérios e em muitos casos porque um amigo indicou e não pelo o que está escrito no site ou falado no vídeo da empresa.

Na contramão os Links Patrocinados (anúncios) por estarem ficando cada vez mais caros, pois mais pessoas estão concorrendo pelo mesmo espaço, a venda precisa acontecer de imediato, a página tem como único foco a conversão, o que no final resulta em um custo maior ao longo de cada venda gerada, reduzindo o R.O.I. 

Pense no seguinte, no último produto ou serviço que você adquiriu através da internet, quantos sites acessou? Quantos cliques, em sites diferentes, você fez até tomar uma decisão?

Se cada clique custa em média R$10,00 e se todos fossem em anúncios, quantos Reais foram investidos até a sua compra. Se o produto que comprou foi um carro, este custo foi pequeno, mas se foi uma camiseta de R$80,00, foi um investimento bem alto.

Não estou aqui dizendo que os Anúncios no Google são ruins, eu os uso com frequência, recomendo aos meus clientes, funciona para todos os tamanhos de empresas e qualquer produto.

A questão é a estratégia para Quê e Quando usar os anúncios.

Já as páginas bem posicionadas através de SEO, após o investimento de criação e divulgação, funcionarão por muitos meses ou até anos, sempre trazendo vendas. Quanto mais páginas posicionadas no Google, maior será o retorno em vendas, de forma acumulativa. Tenho aqui clientes que as páginas de seus sites estão posicionadas no topo do Google há anos, apenas fazendo atualizações de conteúdo de forma mensal e criando novas páginas com finalidade de serem também posicionadas.

Unir o SEO e os Links Patrocinados, de forma estratégica, é a solução ideal. Investir em SEO é a solução que manterá seu site lhe trazendo retorno, mesmo sem realizar altos investimentos mensais.

Agora então, entre em contato conosco, sabemos como fazer um site otimizado e como o posicionar no Google.

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