Como fazer uma fanpage de sucesso no Facebook

O Facebook terminou o ano de 2020 perto de 3 bilhões de usuários ativos, sendo o líder absoluto em número de usuários no mundo e mais de 130 milhões sendo de Brasileiros. Estar presente em redes sociais, principalmente o Facebook, é de extrema importância para a sua empresa e seus serviços prestados, mesmo que seja atender apenas a sua cidade. Com isso, a criação de uma fanpage de sucesso é o início de seu Marketing Social.

Como fazer uma fanpage de sucesso no Facebook

O grande número de usuários ativos do Facebook atrai anunciantes de todos os tipos e se ainda pensarmos que a Companhia também é responsável pelo Instagram e WhatsApp, se você deseja aparecer em todos estes locais, ter uma Fanpage é fundamental, já que ainda é um requisito para poder fazer anúncios.

Uma das grandes vantagens do Facebook sobre seus concorrentes, para as empresas, são as fanpages, que aproximaram os consumidores das empresas, trazendo uma nova forma de marketing e apresentando um novo desafio às empresas que almejam conquistar seu espaço na rede social, mas existem perguntas que empresários e diretores de marketing sempre fazem quando tratamos deste assunto. Por exemplo:

  • O que leva um consumidor a querer seguir a fanpage de determinada marca ou produto?
  • Que ações a empresa pode tomar no incentivo à entrada destes consumidores à determinada fanpage no Facebook?
  • Como construir uma relação saudável e lucrativa entre uma empresa e meus seguidores?

Com o objetivo de tentar buscar algumas respostas, as empresas Co-Tweet e Exact Targe realizaram pesquisas e tentaram entender o comportamento dos consumidores, principalmente os que estão no Facebook. Segue abaixo alguns dados da pesquisa:

  1. 40% quer receber descontos e promoções;
  2. 37% quer demonstrar apoio à empresa ou marca;
  3. 36% gostaria de ter amostras de produtos ou cupons de descontos;
  4. 34% quer se manter informado sobre as atividades da empresa;
  5. 33% quer receber novidades sobre produtos;
  6. 30% quer receber novidades sobre futuras promoções;

Como já era de se esperar, a maioria dos consumidores esperam receber algum tipo de benefício ao seguir alguma marca ou produto, desta forma, oferecer descontos, promover concursos, poderão alavancar sua fanpage no Facebook.

Outro dado importante revelado pela pesquisa, é que apenas 13% dos entrevistados responderam que interagem com a página da empresa, então se sua fanpage no Facebook não possui muitos clientes comentando ou debatendo sobre os assuntos postados, não se preocupe muito.

Está mais que provado, que qualquer empresa deve ter presença na internet e o mesmo acorre com as redes sociais. Também é um fato confirmado que as experiências online influenciam pessoas e esse fator as leva a optar por esta ou outra marca.

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05 Dicas para uma fanpage de sucesso no Facebook

Estas dicas ainda podem servir à qualquer rede social e até mesmo para o seu site.

#1. Conheça seu Público

Pesquise como está o seu mercado no Facebook.

Estar no Facebook é importante para qualquer empresa ou profissional, mas as pessoas ao utilizar as rede social estão nela por um motivo, então analise seus maiores concorrentes, veja qual o tipo de publicação tem maior número de comentários positivos e negativos, qual o tipo de imagem tem mais curtidas, leia os comentários a fim de ver quais as dores (reclamações).

Elabore então uma estratégia com o objetivo de ultrapassá-los. Sabendo quem é o seu público e como ele interage, você economiza tempo.

#2. Invista na identidade visual

É fato que as pessoas são conquistadas pelo visual nas redes sociais e na fanpage do Facebook não é diferente. Uma fanpage bonita, elegante, organizada e com informativos relevantes é essencial.

Invista em fotos e imagens de boa qualidade, imagens profissionais e alinhadas com a identidade visual da sua empresa. Torne sua fanpage no Facebook única visualmente.

Crie um padrão visual em suas postagens, seja nas cores da sua empresa ou com borda padrão nas imagens e não comprometa a qualidade da imagem ao aplicar sua logo, que deve estar discreta.

#3. Crie uma URL personalizada da sua empresa no Facebook

Assim como registramos um domínio apropriado ao nosso site, é importante você ter uma URL personalizada para sua fanpage no Facebook. Isso é útil para divulgar a sua fanpage e mostra para as pessoas um sinal de profissionalismo.

Também fica mais fácil encontrarem sua fanpage no Facebook e também lhe marcar em comentários de postagens.

Para criar uma URL personalizada com o seu nome ou da empresa, clique em “Criar @nomedeusuario da Página” no canto esquerdo abrirá a janela com detalhes sobre a importância de ter um nome de usuário exclusivo para a sua fanpage no Facebook.

Abaixo da mensagem, terá um campo escrito “@nome de usuário”. Preencha ele com o nome de usuário que deseja, o ideal é que seja curto e com o nome de sua empresa.

Clique em “Criar nome de usuário” com a finalidade de ver se pode usar o nome que deseja. Se por algum motivo já esteja sendo utilizado por outra página, estando indisponível, basta tentar outro nome e nestes casos, você pode colocar um ".com.br", o nome de sua cidade, a palavra "oficial" ou o nome de seu produto.

Nossa URL personalizada por exemplo é @MarketingWeb.com.br, então o link ficou https://www.facebook.com/MarketingWeb.com.br

#4. Construa sua base de seguidores

Antes de ficar fazendo postagens diárias, você primeiro tem que ter quem as veja. Não faz o menor sentido investir tempo e dinheiro na criação de conteúdo para ninguém as ver.

Comece com postagens semanais e invista em conquistar audiência. É importante criar conteúdos de qualidade e relevante para seu público, isso irá ajudar a ganhar novos fãs para sua fanpage no facebook,

Se estiver começando sua fanpage agora ou ela possui poucos seguidores, invista em campanhas patrocinadas no Facebook Ads.

Comece com um investimento baixo, segmente bem a audiência e com investimento de apenas R$10,00 você já atingirá milhares de pessoas.

É importante conhecer quem é o seu público-alvo e também quais são os gostos deles no Facebook, assim você irá gerar audiência mais qualificada, maior e com menor investimento.

Apesar de ter  um grande número de seguidores possa gerar prova social para quem vê este número, o que realmente importa é a quantidade de negócios realizados, então não publique "piadas" ou "vídeos de gatinhos" se o seu público alvo são pessoas que investem na bolsa de valores por exemplo, è melhor ter 5.000 seguidores que desejam seu produto ou serviço, do que 50.000 pessoas que não irão querer nem saber do que você faz.

#5. Se relacione com seus clientes e não faça propaganda

Você mesmo, quando compartilhou alguma postagem, qual o tipo de postagem?
Quando fez algum comentário em um postagem, qual foi o motivo?

Pense nisso ao inserir conteúdo em sua Fanpage do Facebook.

Analise se o conteúdo tem envolvimento com o seu consumidor, se ela é importante para ele, se traz informação relevante.

O importante mesmo são as pessoas que se predispuseram a fazer comentários e “curtir” suas postagens. Essas respostas significam qualidade e também encorajam outros consumidores a participar.

E sabemos que propaganda, por si só, não gera bons comentários, nem em quantidade e nem em qualidade.

Como regra básica: a cada 4 postagens relevantes, de conteúdo, faça uma postagem de propaganda.

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