Empresas realizam pesquisas para obter dados sobre a satisfação de seus clientes e um dos assuntos abordados é o tempo de espera, que determinarão se a empresa deve contratar mais funcionários, alterar seu sistema de atendimento ou até se devem construir um novo poço de elevador.
Para vários setores, acabar com as filas não é o objetivo e sim atender seus clientes dentro do limite máximo que estão dispostos a esperar, muitas vezes as filas são até benéficas para a empresa, por exemplo:
Você está com fome e deseja comer um delicioso hambúrguer. No local em que está existem duas lanchonetes, uma de cada lado da rua, mas você não conhece nenhuma delas. Uma possui fila para entrar e a outra está vazia. Em qual você vai?
Provavelmente enfrentará a fila.
Não que a fila seja boa, afinal, se você ficar nela por mais de 20 minutos começará a ficar irritado, afinal está com fome, mas a fila neste caso favoreceu a empresa. Pois este é um Gatilho Mental que chamamos de Prova Social. Simplesmente por ter várias pessoas desejando este restaurante ao ponto de fazer fila para entrar, já definimos que deve oferecer um bom produto.
Quando o assunto é o carregamento de seu site, o tempo é crucial. Quantas vezes já aconteceu com você de querer acessar um site e ao demorar para abrir você simplesmente clicou no botão de voltar de seu navegador, desistindo de acessá-lo?
Se isso acontece com seu site, imagine quantas centenas de acessos sua empresa está perdendo por dia e consequentemente, quantas centenas de negócios está deixando de realizar.
Os usuários atuais são muito dinâmicos, são pessoas que desejam encontrar rapidamente o que procuram, obter imediatamente a solução para um problema, encontrar o telefone de uma empresa ou fechar uma compra com poucos cliques. Em suas rotinas, não faz parte ter que esperar vários segundos uma página da internet carregar e se isso acontece, eles simplesmente desistem e irão para o seu concorrente.
Ter um site que carrega muito lento significa perder clientes e dinheiro, mesmo que eles estejam interessados em seus produtos ou serviços, cada segundo conta a favor ou contra o seu negócio. Alguns estudos indicam que apenas 01 (um) segundo de atraso pode custar 7% em vendas.
Estudos realizados pela empresa americana Radware indicam que:
- 51% dos compradores on-line nos EUA alegaram que se um site é muito lento eles não concluirão a compra.
- A demanda por velocidade de carregamento tem aumentado ao longo dos anos. Por exemplo, em 2010, uma página que demorou 06 segundos para carregar reduziu em 40% seu número de acessos. Em 2014, sites que demoraram mais que 6 segundos para carregar, perderam 50% de seus acessos.
- 47% dos usuários da Internet esperam que o site carregue em menos de 02 segundos.
- Durante os horários de pico de tráfego, 75% dos consumidores estão dispostos a visitar sites de concorrentes em vez de lidar com uma página de carregamento lenta.
- Por isso, devemos considerar que cada segundo faz toda a diferença no carregamento de seu site. A velocidade de carregamento influencia diretamente na experiência do usuário e se este obtiver uma boa experiência, concluirá seu objetivo, ficará satisfeito e indicará para outros usuários.
O Google sabe disso a anos e desde 2011 quando lançou sua ferramenta para os desenvolvedores web testarem seus sites, o PageSpeed, já deixou claro que o tempo de carregamento do site é um dos mais de 200 fatores para o posicionamento dos sites em suas pesquisas. Em 2011, desenvolvedores web não deram muita importância para esta informação, mas como o Google realiza frequentes alterações em seu algoritmo, um fator que era pouco importante em 2011, agora é de muita importância.
Entre os anos de 2019 a 2021, o Google já deixou claro que o tempo de carregamento e abertura dos sites é de extrema importância. Apresentou novas ferramentas para os desenvolvedores de sites analisarem as métricas, sempre dando muita importância ao tempo de que o site demora para ser exibido ao usuário.
Atualmente o Google analisa o site em 4 tópicos:
- Performance : Tempo de carregamento do site.
- Acessibilidade : Facilidade para ser acessado pelos robôs do Google e usuários, como e sem, dificuldades visuais ou auditivas.
- Boas Práticas : Está relacionado como o site foi desenvolvido, desde a segurança aos scripts.
- SEO : Garantem que seu seja otimizado para a classificação dos resultados do Google.
Desta forma o tempo de carregamento passou a ser muito mais importante, desde 2015 com o aumento das vendas de celulares, chegamos agora onde 80% da navegação é mobile e realizada por conexão 3G e 4G.
QUAL A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO IDEAL PARA O MEU SITE?
A velocidade ideal para o seu site é o menor possível.
Cada site possui suas particularidades e não temos como definir um valor específico.
Uma página que contém um vídeo terá seu tempo de carregamento superior a uma página que contém apenas textos.
A meta que você pode buscar é que sua página não demore mais do que 3 segundos para ser exibida por completa, a não ser que seu site seja um portal de notícias.
Lembre-se, que você buscar esta meta para todas as páginas de seu site e não apenas para a página inicial.
Geoff Kenyon, do Moz, uma empresa Americana de Marketing, em 2011 reuniu alguns dados referentes a velocidade de carregamento de mais de 100 sites e resumidamente traça uma base comparativa:
- Se seu site carrega em até 5 segundos, ele é mais rápido que aproximadamente 25% dos sites da web.
- Se o site carrega em 2.9 segundos, ele é mais rápido que aproximadamente 50% dos sites da web.
- Se o site carrega em 1.7 segundos, ele é mais rápido que aproximadamente 75% dos sites da web.
- Se o site carrega em 0.8 segundos, ele é mais rápido que aproximadamente 94% dos sites da web.
Após 10 anos, com certeza estes dados já se alteraram e muito, principalmente neste último ano. Atualmente o número de sites que carregam em menos de 3 segundos é muito superior que em 2011, mas o Google ainda informa que é menos de 50%. Este então pode ser um grande diferencial em seu site com relação aos concorrentes e sendo um fator importante para o posicionamento, vale a pena investir.
Grandes portais possuem seu tempo de carregamento mais altos, isso ocorre por causa do conteúdo extenso, dezenas de imagens e vídeos sendo apresentados aos visitantes, mas as empresas investiram neste problema nos últimos anos e atualmente o tempo de carregamento é bem aceitável. Hoje mesmo realizei pesquisas em site que deveriam ser de rápido acesso e estão no mesmo nível.
Como este artigo foi inicialmente escrito em 2014, nesta revisão de 2021 posso fazer um comparativo dos grandes portais brasileiros:
O tempo de carregamento em 2014 era de aproximadamente 7.30 segundos
O tempo de carregamento em 2021 é de aproximadamente 1.80 segundo
www.globo.com
O tempo de carregamento em 2014 era de aproximadamente 6.20 segundos
O tempo de carregamento em 2021 é de aproximadamente 1.30 segundo
O tempo de carregamento em 2014 era de aproximadamente 7.50 segundos
O tempo de carregamento em 2021 é de aproximadamente 2,0 segundos
Usei como referência: Primeira exibição do conteúdo (FCP)
Veja que mesmo os grandes portais, reduziram drasticamente o tempo de carregamento de seus sites, já que estavam perdendo espaço para sites menores e com conteúdos com foco mais específicos. Hoje ter um site que demora para aparecer é injustificável.
O tempo de carregamento é relativo para cada site e para cada página do seu site. É necessário realizar estudos, analisar e otimizar cada página de seu site para obter o menor tempo de carregamento possível.
PORQUE MEU SITE CARREGA DEVAGAR?
Há uma série de razões que faz com que um site carregue lentamente. Veja algumas dicas de como deixar seu site mais rápido:
OTIMIZE SUAS IMAGENS E FOTOS PARA WEB
As imagens causam um grande fator no tempo de carregamento do site. Imagens pesadas, não compactadas e não redimensionadas, devem ser tratadas e otimizadas para serem utilizadas na internet.
REDUZIR NÚMERO DE REQUISIÇÕES
Cada vez que uma página é acessada, o navegador solicita arquivos externos. Arquivos como CSS, Javascripts e Fonts são carregados para mostrar o layout e funcionalidades da página. Quanto menos arquivos solicitados, menor o tempo de carregamento.
UTILIZE DO CACHING
O sistema de caching é externamente útil para sites grandes ou que utilizam banco de dados, além de CMS como Joomla! e Wordpress. Em vez de carregar todo o conteúdo em “tempo real” para cada visitante de seu site, é exibido uma cópia estática em HTML da página de seu site. Como não há download de arquivos e acessos ao banco de dados, o site carrega muito mais rápido.
UTILIZE O GZIP
Podemos diminuir a quantidade de dados transferidos do nosso servidor para o navegador do usuário simplesmente compactando as páginas. A taxa de compressão dos arquivos Gzip é, em média, de 70%, então há um impacto significativo na velocidade de carregamento.
FERRAMENTAS PARA ANALISAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DO SITE
Se você deseja medir a velocidade do seu site e verificar problemas relacionados, indico duas ferramentas online, gratuitas e de fácil utilização.
O Google PageSpeed oferece a possibilidade de você realizar o download das imagens e arquivos (CSS e Javascripts) compactados para você corrigir os problemas. Basta realizar o download e enviar os novos arquivos para seu servidor de hospedagem.
A redução do tempo de carregamento do site faz parte do trabalho de Otimização de Sites (SEO). Sendo um dos fatores que influenciam no posicionamento de seu site nos mecanismos de pesquisa, deve ser tratado com a mesma importância que todos os outros requisitos.
Ter um site que carrega rapidamente não é garantia que seu site aparecerá na primeira página do Google. Existem dezenas de outros fatores que devem ser trabalhados para obter este resultado, mas com certeza, seus visitantes terão uma melhor experiência de navegação e quem está satisfeito, indica e compartilha.
Utilize as ferramentas indicadas para verificar a situação de seus sites a aproveite para ver como estão seus principais concorrentes.
Aguardo suas avaliações e vamos construir uma internet mais rápida.