5 motivos para investir em Web Marketing durante uma crise econômica

Em uma crise econômica, normalmente quem mais sofre os primeiros impactos são as pequenas e médias empresas. Como suas receitas são de curto prazo, do “dia a dia”, quando a população percebe a recessão econômica, reduz imediatamente seus gastos diários, diminuindo assim as receitas destas empresas, que por sua vez também diminuem seus gastos e entramos em uma “bola de neve” que apenas cresce.

5 motivos para investir em Web Marketing durante uma crise econômica

Acredito que podemos nos livrar dessa “bola de neve” ou reduzir o impacto, investindo em novas estratégias de crescimento, inovações e formas de marketing.

O maior erro ocorre quando em crise, as pequenas e médias empresas diminuem o investimento em Marketing e Publicidade, em muitos casos cessam os investimentos ou não fazem nada para buscar alternativas mais viáveis, ficando estagnadas na crise, aguardando um milagre na economia que muitas vezes demoram meses ou anos para voltar aos patamares anteriores.

Uma das áreas que as pequenas e médias empresas podem inovar e buscar um fôlego é no Marketing Digital, em especial, o Web Marketing.

Com um custo inferior aos meios de Marketing tradicional e com um retorno relativamente rápido, muitas empresas já descobriram como atingir seu público-alvo de forma rápida e objetiva, alavancando suas vendas e reduzindo o impacto da crise econômica.

Produzindo conteúdos relevantes, otimizando seus sites para os mecanismos de busca, produzindo páginas para captura de Leads, investindo em links patrocinados, estas empresas não estão aguardando a economia melhorar e sim investindo em novas formas de conquistar novos clientes e fidelizando os existentes.

Veja 5 motivos pelos quais você deve investir seu Marketing na Internet e não deveria deixar a crise econômica impedi-lo

#1 - Apareça para seus clientes

A internet é um canal de marketing onde você pode conquistar possíveis clientes por estar no mesmo local onde as pessoas estão procurando uma solução que você possui. A internet oferece contatos rápidos e assim, oportunidades de vendas prontas, afinal, se eles estão procurando por uma solução e você a está oferecendo, o tempo entre o primeiro contato e a concretização da venda será mais curta.

#2 - Gaste tempo, não dinheiro

Quase todas as estratégias de Marketing na Internet exigem mais do seu tempo e menos do seu dinheiro em comparação a Publicidade e Marketing tradicional. Muitas vezes o simples fato de você escrever artigos para o blog do seu site e compartilhar em redes sociais já pode lhe oferecer retornos financeiros.

#3 - Teste tudo e encontre o caminho

Na internet é muito mais simples você testar várias formatos de Marketing até alcançar seus objetivos. Esta semana você pode escrever artigos para seu blog, na semana que vem investir em links patrocinados e na outra enviar e-mail marketing, com o tempo poderá analisar o Retorno por Investimento (ROI) e definir quanto tempo e dinheiro aplicará em cada estratégia. Você pode e deve testar tudo, mas não fique obcecado com as estatísticas de cada ação, porque nem todo artigo escrito será um sucesso, nem todo e-mail marketing enviado terá o retorno esperado e nem toda campanha de link patrocinado resultara em vendas imediatas. Teste formatos para cada sessão de web marketing possível para somente depois definir como e onde investirá.

#4 - Seja seguido e não um seguidor

Não tenha medo de testar, afinal você busca a melhor forma de sair da crise. Se você continuará realizando as mesmas ações de marketing que já faz há anos ou seguirá as ações que seus concorrentes, que no momento reclamam da crise, nada mudará. Seja criativo e busque as suas soluções. Veja sim o que seus concorrestes estão fazendo, mas analise se não existem formas de fazer melhor e com mais eficiência. Se você pode testar vários formatos de web marketing, analisar o que funciona melhor para o seu negócio, você pode melhorar e alcançar melhores resultados do que apenas tomar uma ação porque seu concorrente está fazendo.

#5 - Se prepare para o futuro

A crise passará, pode demorar meses ou anos, mas em algum momento retornaremos aos mesmos patamares de crescimento econômico de antes (temos que ser otimistas), mas também temos que ter como certo que novas crises virão. Saber como agir perante uma crise econômica resultará na longevidade do seu negócio. Profissionais de Marketing afirmam que investir em tempos de crises econômicas, de forma correta, é o caminho para colher mais frutos nos bons momentos.

E você?
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