O Facebook Ads e Google Ads (antigo Google Adwords) são as grandes plataformas para investimento em anúncios atualmente. Neste rápido artigo vamos falar sobre suas diferenças e benefícios e como cada plataforma de anúncios poderá lhe ajudar a a atrair mais clientes para sua empresa ou negócio.
Vamos à uma breve explicação sobre o funcionamento das mesmas:
Anúncios no Google Ads
Os anúncios são em formato de texto ou imagens. Os anúncios criados no Google Ads são aparecem na pesquisa de busca, sites parceiros ao Google, como o Youtube, e sites de terceiros que estejam inscritos no Google Adsense, como a UOL, Terra, Època e Veja, por exemplo.
No Google Ads é necessário haver uma pesquisa sobre uma determinada palavra-chave ou visitar uma página de um site cujo contexto esteja relacionado com as palavras que você determinou nas configurações para que seu anúncio seja visto.
O que determina se o seu anúncio aparecerá à frente do seu concorrente é o valor que deseja pagar pelo clique gerado, o famoso CPC (Custo Por Clique).
Muitas vezes, para palavras genéricas, existe uma competição muito alta para ser o primeiro da lista, elevando muito o o valor do CPC, o que pode inviabilizar a publicidade.
Para criar um anúncio, acesse https://ads.google.com/
Configurações do Google Ads
Para fazer anúncios no Google Ads é necessário ter um site, que é para onde o visitante irá ao clicar em seu anúncio.
Além da lista de palavras-chave e o valor máximo que deseja pagar pelo clique, você pode configurar a localidade (País, Estado oi Cidade), o horário que deseja exibir os anúncios, quais dispositivos (desktop e/ou mobile).
A Estratégia aqui é tentar encontrar palavras-chaves com Alta busca no Google a Baixa Concorrência, pois assim o valor para anunciar fica mais favorável para sua empresa.
Vantagens do Google Ads
- Alcance: Como 90% das buscas acontecem pelo Google e Youtube, sua chances de atingir seu público-alvo são bem maiores.
- Público Quente: Chamamos assim pessoas que estão mais propensas a comprar. Se uma pessoa busca no Google por "Desentupidora em São Paulo" quer dizer que ela está precisando de alguém que ofereça este exato serviço.
- Controle de Custos: Através do painel de criação de anúncios, além de definir quanto quer Pagar Pelo Clique em determinada palavra-chave, você configura quando deseja investir por dia e por mês.
Desvantagens do Google Ads
- Alto Custo: Dependendo da palavra-chave desejada, por causa da alta concorrência, facilmente o valor de um clique supera os R$30,00. Sabemos que apenas uma porcentagem de pessoas que clicam entram em contato ou realizam a ação de compra. Como média podemos quiser que, a cada 10 cliques, temos uma conversão (isso depende de cada setor e cada palavra-chave, então estou apenas generalizando).
Se o clique custa ,por exemplo, R$20,00 então a cada R$200,00 investidos, você estaria recebendo um contato, um pedido de orçamento ou fazendo uma venda.
Anúncios no Facebook Ads
Os anúncios no Facebook Ads têm um formato padrão uma Imagem + Titulo + Subtítulo +Texto Descritivo e podem ser vinculados no Facebook e no Instagram.
Existe a possibilidade de fazer anúncios variados, contendo vídeos, carrossel de imagens e imagens para o Stories.
Os anúncios tendem a parecer postagens comuns, realizadas por seus amigos ou fanpages. Então, para se destacar é necessário investir na parte gráfica, que deve ser chamativa, mas seguir algumas regras.
Por serem as duas redes sociais com maior número de usuários ativos, anunciar no Facebook e Instagram é uma ótima alternativa de Marketing.
Configurações do Facebook Ads
Para fazer anúncios no Facebook Ads é necessário ter uma conta no Facebook, uma FanPage e é recomendado ter um site, que é para onde o visitante irá ao clicar em seu anúncio, mas você pode criar um anúncio para o usuário lhe contatar pelo Facebook Messenger ou WhatsApp.
A cobrança é realizada pelo CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Visualização), mas como o objeto normalmente é uma conversão, optamos por CPC.
Aqui não há palavras-chaves, então, nas configurações utilizamos as Segmentações por Interesses, oferecidas pelo Facebook, que pode ser pessoas que gostam de uma determinada fanpage ou interesses como: Golfe, Futebol, Viagens Internacionais, Construção Civil, ou ainda por profissões. Então, você pode anunciar, por exemplo, somente para um específico público como:
- Homens de 25 a 50 anos
- Formados em Direito
- Cursando Pós-Grdução ou Doutorado
- Casados
- Que residem no Estado de São Paulo
- Fazem Viagens Internacionais com Frequência
A lista de segmentações e interesses são enormes, possibilitando você a formar regras bem elaboradas para conseguir atingir seu público.
Outra segmentação interessante é anunciar para uma determinado raio do seu estabelecimento, o que favorece o Marketing Local. Então você pode mostrar anúncios apenas para pessoas que estão a um raio de 15km da sua loja, por exemplo.
Para criar um anúncio no Facebook acesse https://www.facebook.com/business/
Vantagens do Facebook Ads
- Segmentação: Você consegue atingir um público muito específico, levando em consideração suas ações nas redes sociais. Então você mostra seu anunciar exatamente para quem gosta do que você oferece.
- Diversidade de Anúncios: Na mesma plataforma, você pode anunciar com imagens e vídeos. Então você pode trazer uma riqueza de informação muito maior.
- Controle de Resultados: O painel de gerenciamento de campanhas é excelente. Você consegue acompanhar com facilidade as métricas, como CPC médio, CPM médio, ROI e a Taxa de Ações (vendas, contatos, carrinho de compras e etc).
- Interação: Como está em uma rede social, as pessoas irão curtir seus anúncios ou fazer comentários, então você consegue saber facilmente se seu anúncio está agradando os usuários e ainda bare uma possibilidade de você conversar com eles. O Feedback (reação a um estímulo) é instantâneo.
- Baixo valor de CPC: Comparando com o valor do Google, o custo por clique chega a ser irrisório, normalmente são centavos, "mas nem tudo são flores" veja a parte de desvantagens.
Desvantagens do Facebook Ads
- Público Frio: Chamamos assim pessoas que NÃO estão mais propensas a comprar. As pessoas que estão em uma rede social, estão ali para descontrair, conversar com amigos e não para comprar. Isso não quer dizer que não compram, mas que gera mais trabalho de convencimento e isso impacta no segundo item desta lista.
- Muitos Cliques para uma Conversão: Em média são necessário 200 a 300 cliques para haver uma conversão, exatamente porque é um público frio. Porém como o valor por clique é relativamente baixo, compensa o investimento.
Se o clique custa ,por exemplo, R$0,85 e precisamos de 200 cliques, então a cada R$170,00 investidos, você estaria fazendo uma venda. Para os casos de contato ou preencherem um formulário, a média de cliques cai bastante, sendo possível conseguir um Lead (contato pelo WhatsApp ou Formulário de Contato) a cada R$5,00 investidos.
Facebook Ads ou Google Ads
Como em praticamente tudo relacionado a Marketing Digital, não existe o melhor, pois depende muito do tipo do negócio, do produto, do público-alvo.
O grande questionamento é saber qual o melhor para a sua empresa, seu produto, seu negócio e identificar qual trará o melhor retorno.
Pelo Google Ads você consegue fazer vendas reais com mais facilidade, mas há um custo elevado. O Facebook Ads é muito lucrativo quando queremos contatos e dados do possível cliente.
As vendas de produtos acontecer nas duas plataformas de anúncios, então, caso a dúvida ainda permaneça, o melhor a fazer é realizar um pequeno investimento em ambas as plataformas, uma de cada vez, monitorar os retornos obtidos e depois compará-los.