Facebook ADS ou Google ADS, em qual investir?

Até alguns anos atrás, quando falávamos sobre anunciar na internet as opções eram investir em sites de grande circulação de visitantes pagando para colocar um banner ou investir em sites de busca como o Google e o Bing, mas com a popularização do das redes sociais no Brasil, como o Facebook e Instagram, as coisas mudaram ou simplesmente deram novas opções de anúncios para as empresas e profissionais. Saber como cada um funciona e qual o seu objetivo, fará você saber se deve investir no Google ADS ou no Facebook Ads.

Facebook ADS ou Google ADS, em qual investir?

O Facebook Ads e Google Ads (antigo Google Adwords) são as grandes plataformas para investimento em anúncios atualmente. Neste rápido artigo vamos falar sobre suas diferenças e benefícios e como cada plataforma de anúncios poderá lhe ajudar a a atrair mais clientes para sua empresa ou negócio.

Vamos à uma breve explicação sobre o funcionamento das mesmas:

Anúncios no Google Ads

Os anúncios são em formato de texto ou imagens. Os anúncios criados no Google Ads são aparecem na pesquisa de busca, sites parceiros ao Google, como o Youtube, e sites de terceiros que estejam inscritos no Google Adsense, como a UOL, Terra, Època e Veja, por exemplo.

No Google Ads é necessário haver uma pesquisa sobre uma determinada palavra-chave ou visitar uma página de um site cujo contexto esteja relacionado com as palavras que você determinou nas configurações para que seu anúncio seja visto.

O que determina se o seu anúncio aparecerá à frente do seu concorrente é o valor que deseja pagar pelo clique gerado, o famoso CPC (Custo Por Clique).

Muitas vezes, para palavras genéricas, existe uma competição muito alta para ser o primeiro da lista, elevando muito o o valor do CPC, o que pode inviabilizar a publicidade.

Para criar um anúncio, acesse https://ads.google.com/

Configurações do Google Ads

Para fazer anúncios no Google Ads é necessário ter um site, que é para onde o visitante irá ao clicar em seu anúncio.

Além da lista de palavras-chave e o valor máximo que deseja pagar pelo clique, você pode configurar a localidade (País, Estado oi Cidade), o horário que deseja exibir os anúncios, quais dispositivos (desktop e/ou mobile).

A Estratégia aqui é tentar encontrar palavras-chaves com Alta busca no Google a Baixa Concorrência, pois assim o valor para anunciar fica mais favorável para sua empresa.

Vantagens do Google Ads

  1. Alcance: Como 90% das buscas acontecem pelo Google e Youtube, sua chances de atingir seu público-alvo são bem maiores.
  2. Público Quente: Chamamos assim pessoas que estão mais propensas a comprar. Se uma pessoa busca no Google por "Desentupidora em São Paulo" quer dizer que ela está precisando de alguém que ofereça este exato serviço.
  3. Controle de Custos: Através do painel de criação de anúncios, além de definir quanto quer Pagar Pelo Clique em determinada palavra-chave, você configura quando deseja investir por dia e por mês.

Desvantagens do Google Ads

  1. Alto Custo: Dependendo da palavra-chave desejada, por causa da alta concorrência, facilmente o valor de um clique supera os R$30,00. Sabemos que apenas uma porcentagem de pessoas que clicam entram em contato ou realizam a ação de compra. Como média podemos quiser que, a cada 10 cliques, temos uma conversão (isso depende de cada setor e cada palavra-chave, então estou apenas generalizando).

    Se o clique custa ,por exemplo, R$20,00 então a cada R$200,00 investidos, você estaria recebendo um contato, um pedido de orçamento ou fazendo uma venda.

 

Anúncios no Facebook Ads

Os anúncios no Facebook Ads têm um formato padrão uma Imagem + Titulo + Subtítulo +Texto Descritivo e podem ser vinculados no Facebook e no Instagram.

Existe a possibilidade de fazer anúncios variados, contendo vídeos, carrossel de imagens e imagens para o Stories.

Os anúncios tendem a parecer postagens comuns, realizadas por seus amigos ou fanpages. Então, para se destacar é necessário investir na parte gráfica, que deve ser chamativa, mas seguir algumas regras.

Por serem as duas redes sociais com maior número de usuários ativos, anunciar no Facebook e Instagram é uma ótima alternativa de Marketing.

Configurações do Facebook Ads

Para fazer anúncios no Facebook Ads é necessário ter uma conta no Facebook, uma FanPage e é recomendado ter um site, que é para onde o visitante irá ao clicar em seu anúncio, mas você pode criar um anúncio para o usuário lhe contatar pelo Facebook Messenger ou WhatsApp.

A cobrança é realizada pelo CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Visualização), mas como o objeto normalmente é uma conversão, optamos por CPC.

Aqui não há palavras-chaves, então, nas configurações utilizamos as Segmentações por Interesses, oferecidas pelo Facebook, que pode ser pessoas que gostam de uma determinada fanpage ou interesses como: Golfe, Futebol, Viagens Internacionais, Construção Civil, ou ainda por profissões. Então, você pode anunciar, por exemplo, somente para um específico público como:

  • Homens de 25 a 50 anos
  • Formados em Direito
  • Cursando Pós-Grdução ou Doutorado
  • Casados
  • Que residem no Estado de São Paulo
  • Fazem Viagens Internacionais com Frequência

A lista de segmentações e interesses são enormes, possibilitando você a formar regras bem elaboradas para conseguir atingir seu público.

Outra segmentação interessante é anunciar para uma determinado raio do seu estabelecimento, o que favorece o Marketing Local. Então você pode mostrar anúncios apenas para pessoas que estão a um raio de 15km da sua loja, por exemplo.

Para criar um anúncio no Facebook acesse https://www.facebook.com/business/

Vantagens do Facebook Ads

  1. Segmentação: Você consegue atingir um público muito específico, levando em consideração suas ações nas redes sociais. Então você mostra seu anunciar exatamente para quem gosta do que você oferece.
  2. Diversidade de Anúncios: Na mesma plataforma, você pode anunciar com imagens e vídeos. Então você pode trazer uma riqueza de informação muito maior.
  3. Controle de Resultados: O painel de gerenciamento de campanhas é excelente. Você consegue acompanhar com facilidade as métricas, como CPC médio, CPM médio, ROI e a Taxa de Ações (vendas, contatos, carrinho de compras e etc).
  4. Interação: Como está em uma rede social, as pessoas irão curtir seus anúncios ou fazer comentários, então você consegue saber facilmente se seu anúncio está agradando os usuários e ainda bare uma possibilidade de você conversar com eles. O Feedback (reação a um estímulo) é instantâneo.
  5. Baixo valor de CPC: Comparando com o valor do Google, o custo por clique chega a ser irrisório, normalmente são centavos, "mas nem tudo são flores" veja a parte de desvantagens.

Desvantagens do Facebook Ads

  1. Público Frio: Chamamos assim pessoas que NÃO estão mais propensas a comprar. As pessoas que estão em uma rede social, estão ali para descontrair, conversar com amigos e não para comprar. Isso não quer dizer que não compram, mas que gera mais trabalho de convencimento e isso impacta no segundo item desta lista.
  2. Muitos Cliques para uma Conversão: Em média são necessário 200 a 300 cliques para haver uma conversão, exatamente porque é um público frio. Porém como o valor por clique é relativamente baixo, compensa o investimento.

    Se o clique custa ,por exemplo, R$0,85 e precisamos de 200 cliques, então a cada R$170,00 investidos, você estaria fazendo uma venda. Para os casos de contato ou preencherem um formulário, a média de cliques cai bastante, sendo possível conseguir um Lead (contato pelo WhatsApp ou Formulário de Contato) a cada R$5,00 investidos.

Facebook Ads ou Google Ads

Como em praticamente tudo relacionado a Marketing Digital, não existe o melhor, pois depende muito do tipo do negócio, do produto, do público-alvo.

O grande questionamento é saber qual o melhor para a sua empresa, seu produto, seu negócio e identificar qual trará o melhor retorno.

Pelo Google Ads você consegue fazer vendas reais com mais facilidade, mas há um custo elevado. O Facebook Ads é muito lucrativo quando queremos contatos e dados do possível cliente.

As vendas de produtos acontecer nas duas plataformas de anúncios, então, caso a dúvida ainda permaneça, o melhor a fazer é realizar um pequeno investimento em ambas as plataformas, uma de cada vez, monitorar os retornos obtidos e depois compará-los.

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