Como descrevi no artigo sobre Spam e E-Marketing, enviar Spam está fora de cogitação, cada dia mais domínios são inseridos nas “Listas Negras” de serviços Antispam e excluídos de servidores de hospedagem por tal prática, então mensagens indesejadas entupindo a caixa postal de seus possíveis clientes, nem pensar.
Antes das dicas sobre como buscar novos clientes é de muita importância que você compreenda os pilares do Marketing.
OS 03 PILARES DO MARKETING DIGITAL
Caso você faça uma busca pela internet sobre este tema, "Os Pilares do Marketing", você encontrará pessoas que dizem que são 4,5,7 ou até 9 pilares.
A verdade é que tudo se resume apenas a 03 Pilares Básicos, onde cada um deles possui uma série de itens que precisam de sua atenção.
Compreendendo estes 03 Pilares do Marketing Digital, que carinhosamente chamo de T.O.C. , você saberá o que precisa fazer para Buscar Novos Clientes e encontrará onde pode estar errando.
- #1 - TRÁFEGO
- #2 - OFERTA
- #3 - CONVERSÃO
Com certeza, se você está precisando buscar novos clientes é porque em algum destes 03 Pilares existe uma falha!
Vou resumidamente falar sobre cada um destes Pilares, mas você precisa analisar como cada um está sendo realizado no Marketing de sua empresa, para que você determine onde realmente precisa melhorar. Não existe uma "receita de bolo" para se buscar novos clientes.
#1 - TRÁFEGO
Para conquistar novos clientes, primeiramente você precisa ser encontrado e visto. Então, quais são os meios de divulgação você está utilizando para buscar novos clientes?
Os meios podem ser dos mais variados e se possível, invista em todos. Por exemplo:
- Um Site Profissional, totalmente Otimizado para o Google;
- Um Blog, com Artigos Relevantes e Otimizado, com as palavras-chave usadas pelo seu público-alvo;
- Perfil da Empresa no Google Maps, com todas as informações da empresa e sendo atualizado com frequência;
- Perfil nas principais redes sociais, que recebe atualização constante de forma profissional;
- Vídeos institucionais e informativos no Youtube, para ajudar seu futuro cliente à resolver problemas;
- Anúncios no Google, Facebook e Instagram;
- Colaboração em fóruns sobre temas em que você é especialista;
- Criando Ebooks com informações relevantes e disponibilizados gratuitamente em sites e na Amazon;
Estes são apenas alguns exemplos, sei que você poderá encontrar outros meios de divulgação para poder Buscar Novos Clientes na Internet.
Para conseguir tráfego qualificado, você precisa estar onde seus possíveis clientes estão, mas antes se sair pela internet querendo implementar tudo, entenda que apenas funcionará se você investir tempo para os manter atualizados.
Acredito que você já tenha buscado informações sobre uma determinada empresa ou produto na internet e acabou acessando uma fanpage no Facebook. Ao acessar este ótimo canal de divulgação apenas encontrou postagens de 2 ou 3 anos atrás. Qual foi a sua impressão sobre a empresa? Eu, simplesmente entendo que ela fechou as portas e não está mais funcionando, não perco meu tempo nem entrando em contato para saber.
Então, resumidamente, para você buscar novos clientes, você precisa de Tráfego Qualificado e este é o primeiro Pilar do Marketing Digital. Sem tráfego as pessoas não verão a sua oferta e não se tornarão seu cliente.
Este tráfego precisa ser mensurado, ou seja, você precisa saber de onde as pessoas que estão entrando em contato com você estão vindo, pois assim, poderá investir mais nestes determinados canais de divulgação, caso esteja dando bons resultados, ou, investir em outro canal de divulgação para buscar seus clientes ideais.
#2 - OFERTA
Perfeito! Você está gerando muito tráfego para seu site, mas, por algum motivo, elas não estão comprando seus produtos ou lhe chamando para realizar o serviço que sua empresa oferece.
Agora você precisa analisar o porque disso estar acontecendo. Compreender os motivos das pessoas não estarem aceitando a sua Oferta é necessário nesta etapa. Normalmente pode ser:
- Público Errado: Apesar de você estar gerando muito tráfego, as pessoas não são as certas para o seu produto.
- Oferta sem VALOR: Preço e Valor são duas coisas bem diferentes. Um copo de água em uma cidade como São Paulo possui um valor e um preço, este mesmo copo de água no Deserto do Saara tem uma Valor extremamente alto, então o preço pode ser maior. Melhore sua oferta, melhorando seu Valor. Se o Valor notado pelo cliente é maior que o preço ofertado, ele desejará seu produto ou serviço.
- Precificação Errada: Verifique o preço da concorrência. Seu produto ou serviço deve seguir a média do mercado, a não ser que você eleve o Valor perceptivo pelo cliente. Por exemplo, a manutenção de um carro em uma oficina de bairro possui um preço menor do que em uma concessionária autorizada. O mecânico e peças são as mesmas, o que muda é o Valor Agregado pela Marca.
- Falta de Confiança: Se sua empresa é nova no mercado e ninguém lhe conhece, fica bem mais difícil o aceite da Oferta de forma imediata. As pessoas irão procurar sobre você na internet, por isso, a importância de ao investir em tráfego ter as redes sociais atualizadas e estar presente em canais onde seu público-alvo está.
- Falta de Canais de Atendimento: Coloque em sua página de vendas, todos os tipos de forma de contato. Existe uma parte da população que fará a compra sem precisar de um contato direto, outros irão preferir um contato pelo WhatsApp ou Telegram e ainda há pessoas que preferem ligar para um número de ouvir a voz de uma pessoa para ter mais confiança.
- Problemas no Departamento Comercial: Este é um problema que vemos muito e existem dezenas de fatores para serem analisamos. Por exemplo, a página de vendas informa algo e quando o visitante fala com o uma pessoa pelo whatsapp a informação é outra, ou até, você gerou muito tráfego e o atendimento direto não está dando conta. Então, o investimento está sendo pedido. Analise seu departamento comercial, verifique quantos contatos estão recebendo, como estão atendendo as pessoas, escute as reclamações de quem está fazendo este atendimento e faça auditoria no atendimento, uma forma simples é você entrar em contato com o visitante e perguntar com foi o atendimento e o que faltou para ele realizar a compra.
Todos estes temas podem ser melhorados ou ter seus problemas resolvidos. Alguns de forma bem simples, outros nem tanto, mas todos podem ser resolvidos. Veja que também pode haver outros, os tópicos acima são os mais básicos e comuns. O olhar de um Profissional de Marketing pode lhe ser bem útil, para uma análise mais técnica.
Analise o que está acontecendo, tenho certeza que você encontrará o real motivo.
#3 - CONVERSÃO
Chegamos então na conversão.
Conversão pode ser o visitante fazer o contato com sua empresa e depois você fazer toda a estratégia de venda, pode ser o visitante preencher um formulário para você fazer uma campanha de E-mail Marketing, ou o mais comum, que é a Venda. Então mediar a conversão é relativo ao seu objetivo para uma determinada ação de Marketing.
Seu objetivo deve ser definido ao criar a ação de Marketing, pois, ao definir qual é o objetivo, você fará um determinado tipo de geração de tráfego e criará uma determinada página de venda, esperando que o visitante faça uma determinada ação.
Se você tem o Tráfego correto, uma Oferta Irresistível, Não há objeções por parte do visitante, então você está Convertendo.
Se não está havendo Conversão, então existe um erro nos dois pilares anteriores. Analise tudo novamente.
Tendo os dados em mãos, você então pode buscar mais clientes.
Vamos dizer que você investiu R$1.000,00 em Anúncios no Google e estes anúncios geraram as seguintes métricas:
- Custo por Clique = R$5,00
- Total de Clique = 200
- 200 pessoas viram sua Oferta em seu site
- Vendas realizadas = 20 (10%)
- Valor do seu Produto = R$ 150,00
- Faturamento = R$ 3.000,00
- ROI = 200%
Então você quer Vender Mais, "Buscar Mais Clientes" ????
Opção 1 - Aumente seu investimento em anúncios;
Opção 2 - Melhore sua Oferta, sua página de vendas e o dep. comercial;
Opção 3 - Mude o tráfego, que no caso de anúncios é mudar o público;
Qualquer ação deve ser tomada apenas quando se há dados para serem analisados e qualquer teste não deve interromper que está funcionando.
Como Buscar Novos Clientes na Internet
Então, após um ótimo resumo sobre o Marketing Digital e seus Pilares, vamos falar de como buscar novos clientes na internet para sua empresa ou serviço prestado.
A solução para buscar novos clientes é simples, mas trabalhosa. Conteúdo, um site com um bom conteúdo, boas informações e bem estruturado trará um retorno em longo prazo. Investir em anúncios é uma solução a curto prazo.
Na internet você precisa pensar como o seu cliente pensa e falar a mesma língua que ele, pois é através de seu vocabulário que ele fará suas buscas no Google sobre os assuntos de seu interesse. Negligenciar este fato é assumir prejuízos.
Exemplo:
Supomos que você seja um grande comerciante de Mandioca, que atualmente atua no estado de São Paulo e deseja expandir seu mercado de atuação para todo o território nacional. Possui um site lindo, com muita interatividade, imagens, fotos, vídeos, formas de contato e vastas informações sobre o produto, então um cliente em potencial acessa um sistema de busca da internet e procura por Aipim ou Macaxeira! Você acaba de computar um saldo negativo em suas vendas e seu concorrente um saldo positivo.
O exemplo acima é extremamente simples, mas mostra que não importa apenas ter um site com um bom visual e muita informação para se ter sucesso na internet, temos que avaliar todos os parâmetros e principalmente falar o idioma do consumidor.
Como já disse em outro artigo, "na internet é o cliente que vai atrás do vendedor e não o contrário", você pode gastar milhares de reais enviando Spams, que na maioria das vezes, serão apagados sem ao menos serem lidos ou investir para Otimizar seu Site, pois da próxima vez que alguém quiser saber como "Comprar Mandioca no atacado para revender", buscará na internet e nem lembrará que recebeu um Spam seu.
Otimização de Sites ou Aplicação de Técnicas de SEO, nada mais é que adequar ou projetar um site para que realmente funcione e seja encontrado por quem precisa e busca. De nada adianta ter um site que não recebe visitante ou que os sistemas de busca não saibam que ele existe.
Por experiência, sabemos que um site otimizado (SEO) é um investimento a médio e longo prazo, se pensando em internet, uma questão de 2 a 6 meses para começar a ver resultados, mas que nunca para de render frutos, já que ao passar do tempo seu site estará melhor ranqueado nos sistemas de busca, trazendo mais clientes e visitantes, sendo este totalmente contrário que qualquer ação de envio de mensagens ou anúncios, que podem trazer um retorno imediato, mas que no outro dia não trará benefício nenhum.
Analise seu site e veja se ele atende completamente seu consumidor.
Escreva textos objetivos, claros e de conteúdo.
Tenha sempre uma forma de atendimento online eficaz e assegure que seu site esteja bem ranqueado nos sistemas de busca.
Estas ações trarão uma prospecção de retorno muito maior que qualquer outra forma de marketing pela internet.